Poesia de 30

A poesia de 30 reflete sobre o sentido de estar no mundo. Tem uma grande preocupação com a renovação da linguagem, continuando os feitos da geração predecessora. Aborda a relação entre o “eu” e o mundo, as angústias relacionadas ao ser humano e tem uma forte dimensão social. Os principais representantes da poesia são: Cecília Meirelles, Vinicius de Moraes, Murilo Mendes, Jorge de Lima e Drummond.

Na poesia de Cecília Meirelles destaca-se a tendência espiritualista, ela valorizava a intuição e a emoção como formas de interpretar o mundo. Utiliza imagens da natureza em suas poesias, dando um sentimento de fuga e sonho aos poemas. Ela tratava muito da relação entre o efêmero e o eterno, utilizava-se de fatos históricos para mostrar a efemeridade das coisas, ao mesmo tempo em que desenvolvia temas eternos dentro desses acontecimentos. Também falava de amor e da fugacidade das coisas.

Nas primeiras obras de Vinicius de Moraes, há uma presença da religiosidade e da angústia associada à oscilação entre o material e o espiritual. Aos poucos foi se focando em aspectos do cotidiano e no amor. Tinha uma influência da poesia de camões, expressa na tentava de analisar o amor, na preferência pelo soneto, também no uso de antíteses para expor a contradição próprias dos sentimentos. Apresenta o amor como poderoso e fugaz.

Murilo Mendes, no início de sua produção, tem o mesmo olhar irreverente da geração anterior, mas também se inspira na vanguarda surrealista. Teve um estilo próprio, misturando o surrealismo com imagens do catolicismo. O sentido da vida e a consciência social estão associadas a espiritualidade.

Jorge de Lima começou sua carreira poética no parnasianismo e foi, gradualmente, aderindo ao modernismo. Destaca-se na poesia que fala sobre a condição do negro em sociedade, criticando a tortura física e psicológica que sofriam. Também vê a poesia pela lente da religiosidade, como Murilo Mendes, os dois foram próximos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: